Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Noite Mais Densa chegou aos Cinemas

O mais novo blockbuster da Warner Bros. chegou aos cinemas brasileiros no dia 19 de agosto, depois de uma bilheteria fraca nos EUA. Lanterna Verde (Green Lantern), filme dirigido por Martin Campbell (Casino Royale) conta a história do super-herói, baseado nos quadrinhos da DC Comics.

O filme começa com uma introdução, apresentando os Guardiões do Universo, seres imortais criadores do planeta Oa, lar da tropa dos Lanternas Verdes, exército formado com seres de vários planetas que tem como objetivo proteger o universo através de um anel, que é dado a cada lanterna verde. Este anel é capaz de criar qualquer coisa que o portador do mesmo quiser ["o limite é a sua imaginação", como dito no filme] através da energia verde da força de vontade contida no anel, a energia mais forte do universo, só não tão forte quanto a energia amarela do medo. Mas além de ser mais forte, a energia amarela é também mais perigosa, é por isso que os Guardiões temem essa energia, mas, um deles não teve medo, e arriscou a sua vida ao tentar canalizar a energia amarela. A tentativa foi em vão, o Guardião foi dominado pela energia do medo e se transformou em Parallax, o maior inimigo da tropa dos lanternas [verdes].

Depois desta [pequena] introdução, nos é apresentado Hal Jordan (Ryan Reynolds), cara mulherengo, preguiçoso e também o melhor piloto de testes de seu tempo, ele trabalha com sua ex, Carol Ferris (Blake Lively), filha do dono das indústrias Ferris, lugar onde ele trabalha.

Depois de um acidente num dia de trabalho, Hal é, de alguma forma, levado até um ET moribundo, que lhe dá um anel e uma bateria. O nome deste ET é Abin Sur, o único lanterna verde que foi capaz de aprisionar Parallax, mas de alguma forma ele [Parallax] escapou e atacou Abin Sur.

Hal viaja até Oa, planeta dos lanternas verdes, e lá ele conhece alguns integrantes da tropa, como Tomar-Re, Kilowog, e Sinestro (Mark Strong), que demonstrou desde o início sua antipatia para com Hal.

Enquanto isso na Terra, o corpo de Abin Sur é examinado por um estranho cientista, chamado Hector Hammond (Peter Sarsgaard), que acaba sendo infectado pela energia amarela contida no ferimento de Abin Sur. Hector logo se torna um vilão, mata o próprio pai, sequestra Carol, chantageia Hal e é morto por Parallax. Que logo depois é destruído por Hal.

O último parágrafo pareceu confuso e apressado, mas essa foi a intenção. O filme Lanterna Verde faz uma boa introdução ao universo do personagem, mas na hora de introduzir o personagem ele [o filme] falha. O personagem vivido por Ryan Reynolds (e o próprio Ryan) é tão monótono e sem carisma, que o filme se torna cansativo logo no início. Além do personagem, ainda temos uma história clichê, apressada e repetitiva para completar. Um dos grandes erros do filme é não inovar e ter medo de arriscar, fazendo um filme de 2 [duas] horas de duração, insuficientes para apresentar os personagens e o entrosamento dos mesmos (Ryan Reynolds e Blake Lively são um pé no saco!), além de repetir a mesma situação várias vezes, num filme que já é curto: "Are You Afraid, Hal?". São incontáveis as vezes em que é dito essa frase.

O filme só não é totalmente um fracasso porque o uniforme dos lanternas estão bem criativos, e apesar de haver algumas mudanças, o estilo continua fiel aos quadrinhos (os uniformes foram baseados nos desenhos do brasileiro Ivan Reis, que trabalha ao lado de Geoff Johns, outro colaborador do filme).

Lanterna Verde era um filme de grande potencial no cinema, mas infelizmente a chance foi desperdiçada, e o futuro dele é ser mais um filme para passar nas tardes de sábado do SBT.

Nenhum comentário: